Nossa História

Localização
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Oneide de Souza Tavares está localizada na Folha 30, Quadra Especial, no bairro/núcleo Nova Marabá, na cidade de Marabá, estado do Pará.


Início/Fundação
A Escola Profº Oneide Tavares foi fundada em 1986 pela Professora Benedita Gercina Morais da Silva com o nome de Colégio Nossa Senhora das Graças. A princípio a Escola funcionava em sua residência com uma sala de aula, atendendo em média 50 alunos em dois turnos.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi construído, precariamente, um prédio com 06 salas em um terreno de propriedade da referida professora, ampliando assim o atendimento a 300 crianças no seguimento 1ª a 4ª séries nos turnos matutino e vespertino.

Sempre preocupada em aumentar a oferta do ensino, no mesmo ano conseguiu, através da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, a ampliação da Rede Estadual, oferecendo o 1º Grau Maior, hoje 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

Seu sonho começou concretizar-se quando o colégio passou a ter outro espaço físico mais estruturado, na mesma Folha. Ainda não era o ideal, mas era o necessário para que a luta continuasse.

Já com o nome atual, sugerido pela Professora Ângela Bezerra, a instituição de ensino tornou-se uma realidade. A mesma passou a oferecer também o seguimento EJA (Educação de Jovens e Adultos) da 1ª à 4ª etapa, cuja modalidade de ensino continua até hoje, atendendo apenas a 3ª e a a 4ª etapa no período noturno.

Em 1994 foi extinta a Rede Municipal de Ensino, ficando a Rede Estadual responsável pelas séries de 1ª a 8ª e também pela EJA.

Em 1998, já no prédio atual foi implantado na Escola o Ensino Médio que proporciona Educação Geral de 1ª a 3ª séries.

Com a aposentadoria da Professora Gercina em janeiro de 1996, assume a escola o atual Diretor e Professor Cícero Alves da Silva, Licenciado Pleno em Matemática e Especialista em Gestão Escolar, tendo como compromisso dar continuidade ao trabalho iniciado pela Professora Gercina.

Ainda em 1996 a Escola passou a ter também um serviço de coordenação pedagógica, que era realizado pela Professora Maria Margarida Bonjardim Porto.

Através da municipalização do ensino ocorrida no ano 2000, as duas redes de ensino voltam a ser ofertadas na escola simultaneamente. Na esfera municipal a responsabilidade com o Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries e EJA) e na Estadual (Ensino Médio), totalizando um atendimento de aproximadamente 1.450 alunos distribuídos nos 03 turnos: matutino, vespertino e noturno.

É graças às iniciativas de pessoas como a Professora Gercina que a educação brasileira faz a diferença. Em sua homenagem citamos um pensamento de Rubem Alves: “Um educador é um fundador de mundo, mediador das esperanças, pastor de projetos”.

A Escola Hoje
A Escola Profº Oneide Tavares funciona em três turnos: matutino, vespertino e noturno.

A Escola tem hoje, basicamente, a seguinte estrutura: 13 salas de aula; 01 laboratório de informática educacional (LIE); 01 sala de leitura/biblioteca; sala de professores; secretaria; diretoria; sala da supervisão/coordenação; cozinha; dispensa; pátio;  banheiros masculino e feminino; e quadra de esportes.

Recentemente, com a reforma promovida pela parceria Vale/Governo do Estado, a Escola recebeu calçamento em quase todo seu espaço.

A Escola possui aproximadamente 1.450 alunos matriculados no ensino fundamental e médio.

No período noturno temos 05 turmas da EJA, sendo 02 da 3ª etapa (5ª e 6ª séries) e 03 da 4ª etapa (7ª e 8ª séries).


Marabá
Marabá (AFI: [maɾa'ba]) é um município brasileiro situado no interior do estado do Pará. Pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e à microrregião homônima, está a sul da capital do estado distando desta cerca de 485 quilômetros.

Sua localização tem por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiunas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade, vista de cima. É formada basicamente por seis distritos urbanos interligados por rodovias.

O povoamento da região de Marabá se deu nos fins do século XIX, com a chegada de imigrantes goianos e maranhenses. A emancipação municipal ocorreu em 1913, com seu desmembramento do município de Baião. O desenvolvimento do município durante um grande período foi dado pelo extrativismo vegetal, mas com a descoberta da Província Mineral de Carajás, Marabá se desenvolveu muito rapidamente, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial.

Hoje Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial.

Atualmente o município é o quarto mais populoso do Pará, contando com aproximadamente 238.708 mil habitantes segundo o IBGE/2011, e com o 5º maior PIB do estado em 2009, com 3.058.909,000 mil, o seu IDH é 0,714, sendo considerado médio pelo PNUD/2000 e sua renda per capita em 2009 era de 15.064,88. É o principal centro socioeconômico do sudeste paraense e uma das cidades mais dinâmicas do Brasil.

Marabá tem como característica sua grande miscigenação de pessoas e culturas, que faz jus ao significado popular do seu nome: "filho da mistura". A cidade também é conhecida como Cidade Poema, pois seu nome foi inspirado no poema Marabá do escritor Gonçalves Dias.



A etimologia da palavra "Marabá" é de um vocábulo indígena "mayr- abá", que significa filho do estrangeiro com a índia ou ainda, fruto da índia com o branco.


Um poema escrito por Gonçalves Dias inspirou Francisco Coelho a denominar o seu armazém de aviamento de Casa Marabá, no então povoado de Pontal. O armazém, na verdade um grande barracão, servia aos pioneiros de todo tipo de secos e molhados. Lá, segundo a tradição, Coelho comprava o caucho coletado, andiroba, copaíba, frutos da mata, caças diversas, e nos fundos mantinha um cabaré, com a venda de bebidas e shows com mulheres que ele mesmo mandava vir do extremo leste da Amazônia.


Somente em 1904 a subprefeitura do "Burgo do Itacaiúnas", é transferida para o povoado de Pontal, na época com 1500 habitantes, com o nome de Marabá. É a primeira vez que esta denominação aparece em um documento oficial.


Em 5 de abril de 1990 é promulgada a Lei Orgânica do município de Marabá. A população do município aumentou significativamente durante a década de 1990, e em meados de 1998 o número de habitantes fixos alcançava 157.884, no ano seguinte, a cidade, se firma como a sede de grandes eventos de repercussão nacional.


Em consequência de diversas reformas no campo econômico e social o município, durante os anos de 1998 até 2010, recebeu uma grande massa de investimentos, que culminou no fato da cidade ter se tornado um pólo industrial metal-mecânico. A população atual está em torno de 238.708 habitantes, segundo as estimativas oficiais, e o crescimento desses números é inevitável, já que a cidade está em processo de desenvolvimento acelerado e recebe muitas pessoas vindas de outras localidades.

1 comentários:

  1. Essa escola Oneide era pra se chamar EEEFM PROFESSORA GERCINA que foi uma das pioneira na EDUCAÇÃO do município de Marabá.

    ResponderExcluir

Visitantes